O comitê Verdejar (Franca-SP) tem como objetivo atuar através de ações locais para aumentar a consciência ambiental entre os cidadãos francanos, sendo um dos Comitês do Grupo Mulheres do Brasil – Associação Civil sem Fins Lucrativos.
O nosso objetivo junto com o Verdejar é:
plantar 1 milhão
de árvores.
Por ser um projeto sem fins lucrativos, o Verdejar precisa de ajuda para arrecadar fundos para manter o plantio e sua manutenção.
E a Hévia - O E.V.A. de verdade é um dos mantenedores desse movimento verde. Através do envio de recursos mensalmente, colaboramos na compra de mudas de árvores, manutenção dos espaços de plantio e toda a estrutura necessária. E claro que colocamos a mão na massa, ou melhor, na terra.
Palestras de educação
ambiental
Realização de palestras de sensibilização ambiental, especialmente em escolas e creches, falando sobre a importância das árvores nas cidades e no planeta, como fator de bem estar e de mitigação do aquecimento global.
Ação de Doação
de Mudas
Ações de doação de mudas com o apoio da Hévia visando divulgar seu trabalho e falar na importância das árvores e de seu cuidado. Já foram doadas aproximadamente 1.500 mudas até dezembro de 2019.
Palestras abertas
à comunidade
Realização de palestras com pessoas de destaque na área ambiental abertas à comunidade visando divulgar a causa da importância do cuidado com o meio ambiente.
Plantio em calçadas
e áreas públicas urbanas
Mensalmente o grupo se reúne para plantar mudas nas calçadas de moradores e em escolas, entidades, igrejas, centros comunitários, indústrias, comércios, etc.., totalmente patrocinadas e gratuitas para quem recebe. A contrapartida é o cuidado com as árvores plantadas. Até o final de 2019 o grupo plantou aproximadamente 5.000 mudas na cidade.
Plantio em matas ciliares
na cidade de Franca
As matas ciliares permitem a proteção da água, evitam erosão do solo, atraem animais nativos e insetos, dão abrigo a outros tipos de plantas e com a proteção e reflorestamento dessas matas a cidade fica mais bonita, mais fresca, mais saudável. Em 2019 reflorestamos 1,5 hectares na beira do Córrego do Espraiado no Jardim Noêmia, 3.500 mudas plantadas em mutirão voluntário em aproximadamente 30 minutos.